Abas e Subabas

PROJETOS 2016



Atividade de Literatura: Teatro de Livros de Literatura, ministrada pelo professor José Delson Veira da Costa nas turmas dos 2º anos B, C, D, E e F.

O teatro no Brasil, o Romantismo, era proveniente da Europa e tinha como principal objetivo agradar às elites brasileiras, que transformavam as apresentações em verdadeiros eventos sociais, principalmente nas grandes cidades. Embora alguns escritores já houvessem se arriscado na dramaturgia brasileira, como Castro Alves e José de Alencar, cujas obras eram baseadas nas europeias, ainda não havia uma discussão sobre o perfil do teatro brasileiro. Foi apenas com Martins Pena que o teatro passou a refletir as cenas e as problemáticas da realidade brasileira.
Inicialmente, era a oportunidade para 82,3% da população que não sabia ler. Atualmente, o Século XXI gerou uma juventude de apreciadores de obras e não leitores nos confronta novamente o desafio de usar a arte para despertar em nossos alunos o gosto pelo conhecimento literário.

JUSTIFICATIVA:

A Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, sempre preocupada com sua participação na construção social e, portanto consciente do papel importante que a escola exerce sobre essa construção, vem vencendo suas limitações e buscando em um processo gradativo atualizar-se para que seus alunos possam responder com maior efetividade a nova realidade que hora surge ao horizonte turbinada pelo atual momento em que vivemos.

O teatro na escola é de grande valia para que possamos preparar nossos jovens a caminho desse futuro que exigira flexibilidade, dinamismo e agilidade no pensar, no agir, no entender e na arte de refletir e analisar.

A sociedade do século XXI, presos a apenas apreciar mídias e telenovelas precisa recuperar o gosto pela literatura. Assim eu, José Delson professor de Língua Portuguesa propus aos alunos dos 2º anos B, C, D, E e F a leitura, elaboração, filmagens e preparação de um filme amador com os presentes livros: A Moreninha, Cinco Minutos, A Viuvinha, Memórias de Sargento de Milícias, O Guarani, O Gaucho, A Escrava Isaura. Após um mês e quinze dias fomos ao Cine Romeu assistir a produção das turmas e todos terem acesso ao conhecimento dos livros citados conforme fotos abaixo.

Diante dessa premissa, essa ferramenta com fundamentos sociais e pedagógicos, tornou-se relevante aos objetivos da Escola Dom Henrique Ruth no que tange a preparar seus alunos e futuros cidadãos para essa nova era, a era da informação onde tudo acontecesse de forma rápida e volátil e de repensar as novas perspectivas relacionadas ao conceito de cultura e das relações que entrelaçam a convivência em sociedade.


Filmes amadores produzidos pelos alunos dos 2º anos B, C, D, E, e F:

Memórias de Um Sargento de Milícias


  


Cinco Minutos



A Escrava Isaura




A Viuvinha



A Viuvinha 2

   




PROJETO REGIONALISMO ACRIANO: ¨Um Estado de cores, linguagens, costumes e saboresideias para ganhar dinheiro¨

Por: Professor Delson

O romantismo regionalista surgiu durante o século XIX, inicialmente nas obras de José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora. A temática principal observada nesses textos é a vida rural da sociedade da época em determinadas regiões do Brasil, desde o extremo Sul, o interior fluminense, o planalto paulista e até o Nordeste.
Esse tipo de prosa tem como projeto a consolidação da identidade nacional através da representação das angústias, comportamentos, costumes e valores de uma sociedade rural totalmente oposta aos padrões da corte. Os territórios nacionais narrados nos romances regionalistas eram idealizados e retratados com um tom heróico, a fim de formar uma imagem grandiosa e valorizar os espaços brasileiros em relação aos moldes europeus, que ainda influenciam muito a região litoral.


JUSTIFICATIVA:

A Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, sempre preocupada com sua participação na construção social e, portanto consciente do papel importante que a escola exerce sobre essa construção, vem vencendo suas limitações e buscando em um processo gradativo atualizar-se para que seus alunos possam responder com maior efetividade a nova realidade que hora surge ao horizonte turbinada pelo atual momento em que vivemos.

A juventude do século XXI, presos a apenas apreciar mídias e telenovelas precisa recuperar o costumes e valores dos nossos antepassados para seu repertório cultural. Assim eu, José Delson professor de Língua Portuguesa propus aos alunos dos 2º anos B, C, D, E e F a leitura, sentindo a necessidade de conhecer e resgatar a nossa cultura é que  pensamos em realizar este projeto: Resgatando raízes, cujo intuito é incentivar os estudantes a valorizar as nossas raízes culturais, manifestadas, por exemplo, nas músicas, danças e tradições.

Cada sala foi dividida em grupos e fizeram uma pesquisa de Brincadeiras e Costumes Antigos assim discriminados conforme fotos abaixo:

1-Brincadeiras: 

  • Bandeirinha, Latão, Queimada, Peteca, Amarelinha, Derrubar latas, Esconde-esconde, Stop.




2-Costumes

  • A proibição de não deixar a sandália emborcada;Rezar o terço todas às 6 horas da noite; Tomar a benção dos pais em determinados horários, ao chegar e sair; Lavar roupas na cacimba com cacete, esponja e areia; O fato de comer no chão e primeiro as crianças depois os adultos; Buscar àgua na cacimba no balde para suprir as necessidades da casa; Lavar as roupas com sabugo; Não poder passar por cima tendo a necessidade de voltar para desfazer e não poder varrer os pés pois a pessoa não casava;

As brincadeiras foram feitas por todos e os costumes apresentados em forma de teatro.
 



Projeto de Filosofia- 2016

  I Mostra de Filosofia - Antagonismo Estético

  

A mostra foi proposta aos alunos dos 3° anos com a temática "Antagonismo Estético", com o objetivo de refletir sobre os diversos estilos estéticos. 
 
Professor de Filosofia  Rair Nicácio, idealizador da I Mostra de Filosofia

No evento os  alunos apresentaram diversos estilos que cosntituem o pensamento moderno da estética visual e corporal da modernidade.

Estilo visual - Góticos

Estilos Country

Estilo Hip Hop


A Pintura no antagonismo Estético



















Desfile na I Mostra de Filosofia








PROJETOS 2015

PROJETO DROGAS


DROGAS: ALGUNS ESCLARESCIMENTOS
Prof.Jair de Souza Costa

As drogas sejam elas legalizadas ou não, possuem um grande poder destrutivo na vida da pessoa que a utiliza e no meio em que está inserido. Nesse contexto, surge a necessidade de trabalharmos essa temática dentro de nossa comunidade escolar. O presente projeto foi desenvolvido com os alunos dos 3° anos da Escola Dom Henrique Ruth e contou com a participação da Polícia Civil, representada pelo delegado Elton Futigami, ao qual agradecemos, pois foi um grande colaborador na conscientização de nossos alunos.


 




PROJETO LIXO

IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS CAUSADOS PELO LIXO NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Prof.Jair de Souza Costa

RESUMO: Uma das preocupações das cidades brasileiras é o descarte do seu lixo produzido. Consequência de uma sociedade capitalista e consumista, o lixo atualmente se tornou assunto de debates em busca de soluções para as problemáticas que este causa ao meio ambiente e a saúde da população. A cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre não foge a regra, sua população sofre com os problemas ocasionados pelo descarte incorreto do lixo no meio ambiente e as mazelas que proporciona à saúde dos moradores. As causas para a destinação incorreta do lixo têm algumas explicações, como a falta de planejamento do poder público e a falta de consciência cidadã de muitos habitantes. A realidade, é que a destinação incorreta causa danos impactantes ao meio ambiente, como a liberação de gases potencializadores do efeito estufa; poluição do solo e subsolo, além de lençóis de água; e ainda, agindo como catalisador de problemas de saúde pública, como é o caso da malária, dengue e leptospirose.

PALAVRAS CHAVE: Lixo, Cruzeiro do Sul, Causas, Consequências, Soluções.











PROJETO "RECICLANDO PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL"

Prof.Jair de Souza Costa

Desenvolvido com as turmas de 1° anos da Escola Dom Henrique Ruth, o projeto teve como principal objetivo conscientizar nossa comunidade sobre a importância do reaproveitamento dos materiais na busca de um ambiente sustentável e uma sociedade mais consciente.










PROJETO SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Professora Maria Érica Moraes

Realizado pela 1ª CIRETRAN, com a participação de algumas escolas, dentre elas a Escola Don Henrique Ruth, teve a oportunidade de participar com a apresentação de algumas atividades realizadas por alunos do 2º ano do turno vespertino. O objetivo do projeto é o de conscientização, para pedestres e condutores de veículos, na intenção de preservar a vida de ambos.














OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL

Professora Nívea Maria Freitas

Final da 7ª ONHB, realizada em 15.08.15 em Campinas, São Paulo. Antes da fase final os alunos passaram por cinco fases on-line. A Escola DHR tem equipe finalista pelo 3º ano consecutivo.

Equipe Heródotus (André Rafael, Maria Gabriela e Luiza Gabriela) finalistas da 7ª Olimpíada Nacional de Historia do Brasil realizada em Campinas - SP, em 18/05/2015.


Cerimonia de premiação em Campinas - SP


Aluno Eduardo Menezes - 3º ano C, representando Antônio Conselheiro em seminário sobre os Movimentos Sociais na República Velha.


PROJETO “O AMOR ESTÁ NO AR” 

Professor José Delson Vieira

OBJETIVO

Ø  Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.

JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola, como: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas, conhecimentos restritos em relação aos conteúdos escolares.

Por tanto, faz-se necessário que a escola busque resgatar  o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para a emancipação social e promoção da cidadania.

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferencia pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias, no vestibular, onde só se obtém êxito quem tiver por habito se atualizar através da leitura de jornais, revistas e livros.

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.

A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de transito, e-mails, blogs, sites, grupos, MSN e outros; um mundo escrito que se poe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.

A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros na sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermedia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.

Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escritas e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, a Escola Dom Henrique Ruth, desenvolve o Projeto de Leitura “O Amor está no ar”, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras que se apresentam no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.

Fotos:

























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