Abas e Subabas

PDE

PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola

O PDE Escola é um programa de apoio a gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou parte do seu planejamento.

É uma ferramenta de gestão DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas.

A ferramenta utilizada pelas escolas para realizar o seu planejamento é o PDE interativo.

O PDE Interativo foi desenvolvido com base na metodologia do PDE Escola, mas desde 2012, todas as escolas públicas do país podem utilizá-lo - mesmo aquelas que não foram priorizadas pelo PDE Escola, ou seja, que não receberam recursos federais desse programa.

Portanto, a Secretaria de Estado de Educação do Acre vem concentrando esforços para a melhoria da qualidade do ensino e o fortalecimento das escolas, no estado. Uma das ações para a realização desse objetivo foi a implementação, em 1999, do PDE, na rede,como uma politica de governo.

A escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth também participa desse programa de apoio, e numa Visão Estratégica podemos relacionar alguns pontos relevantes: Valores, Visão de Futuro, Missão, Objetivos Estratégicos.
VALORES
Ø  Excelência – Buscamos, incansavelmente, a qualidade em tudo que fazemos.
Ø  Disciplina – determinação e disciplina andam de mãos dadas. Disciplinar-se não é submeter-se. É acordar regras e cumpri-las, com orgulho, para o bem da coletividade.
Ø  Respeito – acreditamos que disciplina, cooperação, organização, não se conquistam por medo, mas por respeito que deve começar pelo respeito a si mesmo.
Ø  Ética – trabalhamos com elevado senso de justiça, seriedade e respeito em todas as nossas ações.
Ø  Solidariedade – no mundo contemporâneo, onde o individualismo prevalece, a Escola DHR acredita que o sentido de solidariedade deve presidir todas as ações que impactam na sociedade – sejam elas provenientes de empresas, institutos, de escolas ou quaisquer outras organizações humanas.
Ø  Criatividade – incentivamos a criatividade e apoiamos as ações inovadoras, criativas e empreendedoras.
VISÃO DE FUTURO
Acreditamos que a capacidade de realização, inovação, empreendimento e liderança, imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais justa, requer a conjugação de diferentes habilidades, competências, valores e atitudes pessoais que podem e devem ser desenvolvidas, principalmente por meio da educação.
MISSÃO
 Nossa escola tem como missão contribuir para a constante melhoria do ensino, assegurando uma educação de qualidade aos nossos alunos, desenvolvendo projetos pautados pela inovação, pela qualidade e pela ética, que contribuam para a formação de uma sociedade educada, empreendedora e autodeterminada.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Ø  Elevar o desempenho acadêmico dos alunos.

Ø  Fortalecer a gestão escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário